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Habilitação a partir de 16 anos

Parece que o sonho dos adolescentes está próximo. Pode ser votado ainda este ano o projeto de lei que permite a pessoas com mais de 16 anos emancipadas de cursar autoescola e obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O texto do Deputado Federal Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) está aguardando avaliação das Comissões de Transporte e da Constitução e Justiça da Casa antes de seguir para o Senado.
Porém, o projeto prevê que apenas quem for emancipado e tiver 16 anos ou mais poderão ter o direito de cursar autoescola e obter a habilitação. Segundo o deputado, se uma pessoa pode se casar, abrir uma empresa, responder por seus próprios crimes ou votar, ela já tem maturidade suficiente para dirigir.

Adeus Hornet – Honda CB 1000 R em 2011















Até agora, a Honda não falou nada sobre a Hornet 2011. Todos esperando pelo modelo 2011 da Naked de 600cc mais vendida do Brasil, mas que lá fora já foi descontinuada. E agora, a revista Duas Rodas apresentou esta verdadeira Bomba. Chamando de Hornet 1000, a revista jura de pés juntos que a Moto virá no ano que vem. Será?
O boato é forte. Parece mesmo a Honda vai trazer a moto. Lá fora ela já é comercializada desde 2008.
A moto é linda. A grande novidade, além do motor, é a balança de um lado só, que dá um visual exclusivo a moto. O motor, baseado no da CBR 1000 Fireblade de 2007 possui diferenças no cabeçote para deixá-lo mais manso. Essa modificação deixou o motor com “apenas” 130 cv. Porém, o torque assombroso de 13.8 kgf.m aparece bem antes e dura mais tempo. Certamente a moto terá como opcional o ABS combinado, igual na Hornet atual, já que lá fora a CB1000R já possui tal equipamento como opcional também.

















A Yamaha anunciou dia 22 de abril o lançamento da importação oficial da R1 2010 no Brasil.














Lançada em 1998, a R1, como é popularmente conhecida, chegou para quebrar a barreira dos 300 km/h de velocidade final, antes só atingidos pelas grandes sport-touring como a CBR1100XX Blackbird, e ao mesmo tempo, proporcionar a esportividade das Motos mais leves de 600cc da época, como a CBR 600 F3. Pela primeira vez uma Moto fabricada em série atingiria a relação de peso-potência de 1:1 (1 cavalo para cada kilograma). Sendo a primeira das Super Esportivas, a R1 se consagrou como um ícone entre as motos. Já com 11 anos de história, o modelo 2010 chega ao Brasil com importação oficial da Yamaha. E vem cheia de novidades.
O motor da nova R1 2010 conta com uma nova engenharia onde o girabrequim, chamado de crossplane, tem seus angulos modificados de forma que o funcionamento dos 4 cilindros não segue a tradicional forma de 1 cilindro por tempo (Um na admissão, um na compressão, um na ignição e um na exaustão). Os novos angulos permitem uma entrega de torque mais linear em baixos e médios regimes, e mais suave em altos regimes de RPM, tornando assim a moto mais “domável”, mas sem perder a esportividade e os impressionantes números de desempenho.
Na nova solução proposta pela Yamaha R1, os ângulos dos pistões foram modificados, fazendo com que o motor dê uma explosão, e apenas 45 graus depois, dê outra, aproveitando assim a ignição da explosão anterior e gerando mais torque. Após um silêncio de 225 graus, uma nova explosão acontece e apenas 45 graus depois, a última explosão. O resultado deste novo acerto é um comportamento completamente diferente do motor, proporcionando um torque mais linear e presente em uma faixa maior de RPM. O torque máximo pouco aumentou (de 11,5 para 11,8), porém, a faixa útil ficou maior e com isso a Moto ficou muito mais “na mão”.
Além do novo motor, a R1 2010 conta com embreagem deslisante, Injeção Eletrônica com 3 mapas selecionáveis (Standard, A e B, sendo o “A” o mais nervoso e o “B” o mais fraco).
A R1 2010 conta ainda com novos quadros, nova suspensão, novos pneus (190/55-R17), amortecedor de direção. Tudo para deixar a moto ainda melhor. Certamente um prato cheio para quem quer se sentir um piloto!
Quanto ao design, pouca coisa mudou. A carenagem frontal está mais “pontuda”, na traseira, os escapamentos ganharam formas triangulares e a lanterna de LED também tem novo desenho.
A R1 2010 vai estar disponível apenas na cor preta com detalhes em dourado, e o preço sugerido é de R$ 64.218,00.